domingo, 10 de abril de 2016

Cardiopatias e sedentarismo

Como o sedentarismo pode causar males ao nosso coração ?


O sedentarismo em pessoas portadoras de hipertensão , diabetes, doença coronariana ou dislipidemia está associado ao aumento do risco de morte por todas as causas. A prática de atividade física reduz a mortalidade por doença coronariana, doenças cardiovasculares e a morte por todas as causas, mesmo na presença de outros fatores de risco. Evidências mostram que :

  • A prática de atividade física não  vigorosa também reduz o risco de mortalidade por doença coronariana, mesmo quando esta atividade é de baixa intensidade;
  • A maior proporção de gasto energético na população se deve às atividades rotineiras;
  • Há grande resistência da maioria sedentária em aderir a programas de exercícios físicos. Daí a importância da orientação de se incrementar o dispêndio energético na rotina das atividades diárias , como substituir o elevador pela escada, ou caminhar no lugar de transporte motorizado.
Com a progressão nos níveis de atividade física praticada há melhora gradual dos índices de mortalidade por doença coronariana , mesmo na faixa etária acima dos 60 anos. 

A recomendação de saúde pública para a prática de atividade física de pelo menos 30 min de exercícios físicos diários de moderada intensidade , gerando aproximadamente 1000 kcal/ semana , é a mais adequada para obter a melhoria dos indicadores de mortalidade, considerando-se a alta prevalência populacional de sedentarismo e a dificuldade de mudança radical de hábito.
Com a mudança de simples hábitos , você consegue prevenir males. Pratique atividade física regularmente, mas não se esqueça de consultar antes um profissional médico para avaliar sua saúde. 

BIBLIOGRAFIA

NEGRÃO, Carlos Eduardo; BARRETTO, Antônio Carlos Pereira. (colaboradores ). Cardiologia do Exercício. Barueri, São Paulo. Manole, 3ª Ed. Revisada e ampliada , 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário