Exame parasitológico de fezes
As fezes são o produto final da excreção do bolo alimentar, formadas após a passagem do mesmo pelos intestinos delgado e grosso. Durante 3 a 6 h , o alimento é processado ao longo dos seis metros do intestino delgado, até o ceco , e durante mais 24 h percorre todo o intestino grosso. A digestão inicia-se na boca, através da trituração e mistura dos alimentos juntamente com a secreção salivar, e , após a deglutição , continua no estômago.
A utilidade deste exame é estudar as funções digestivas, dosagem da gordura fecal, pesquisa de sangue oculto, pesquisa de ovos e parasitas, coprocultura ( cultura das fezes) .
A coleta deve ser realizada em recipiente limpo e estéril. Não se deve colher as fezes do vaso sanitário, para não contaminar a amostra.
São utilizados muitos métodos , tais como ;sedimentação espontânea como o Hoffman, Pons e Janer conhecido como Lutz ; sedimentação por centrifugação : Blagg ou MIFC, Faust; flhamutuação espontânea : método de Willis; centrifugo-flutuação : Faust; Rugai, Kato ; Fita gomada (adesiva) : Graham. É aconselhavél sempre ter um atlas para estudar e nunca confundir com as fibras kkkk , pois são tantas coisas que microscopicamente falando podem comprometer os resultados do exame.
Créditos da imagem : Polyana Fernandes |
Alguns parasitas encontrados no atlas da UFSC , que possui excelente material para estudo :
Créditos : patologia clínica UFSC |
BIBLIOGRAFIA
NEVES, Paulo Augusto. Manual Roca Técnicas de laboratório. Fezes. Ed Roca. São Paulo- Roca. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário