sexta-feira, 20 de novembro de 2015

O que acontece no laboratório, fica no laboratório

O que acontece no laboratório, fica no laboratório 

Olá meus fãs #1 de hemácias ! Como vão ?

" Então alguém viu minha pipeta ?Nãooo ! Também não vi nenhum reagente !Eu tava ocupada fazendo PCR e hemoglobina também ... "

No post de hoje, irei listar dez coisas que só acontecem no laboratório e que ficam no laboratório e se você sabe de mais alguma comente aqui embaixo . 

1. Vidrarias sujas ( ninguém merece né ? );
2. A luva rasga antes mesmo de você a ter utilizado ;
3. A pipeta está descalibrada e todos os resultados da bioquímica foram por ralo abaixo;
4.Organização (não dá para ter uma bancada suja de forma nenhuma );
5. "Meus óculos, Juliana , você viu meus óculos ?" . Quem nunca procurou alguma coisa e ela estava bem na sua frente ? Parece constrangedor, mas acontece. 
6. Microscópio sem foco ( muitas vezes o erro não está no aparelho , mas entre o aparelho e a bancada rsrsr );
7. Trocar os exames com o nome errado dos pacientes ( quem nunca ? );
8. Querer desistir de fazer a coleta sanguínea em alguém e chamar o colega para fazer no lugar ;
9. Pipetar bolhas na reação e não verificar a data de validade dos kits ; 
10. Se distrair e não verificar se fez os exames da forma correta , tendo de repeti-los.

Enfim, se essas coisas acontecem saibam que é normal e fazem parte principalmente na vida de estagiários. A cada dia me torno mais apaixonada pela profissão de biomedicina que devemos valorizar , pois fazemos com amor. Parabéns a todos profissionais que são biomédicos e que contribuem para a saúde das pessoas. Parabéns aos estudantes e futuros biomédicos. Com esforço e dedicação tudo é alcançado. 

#atobiomédico
#Hematiachudos



domingo, 8 de novembro de 2015

Anemia perniciosa

Anemia Perniciosa
Anemias não são doenças, e sim sintomas. Podem ocorrer por diversos fatores. Entre os quais podemos citar : doenças crônicas, doenças genéticas, hemorragias - perda de sangue aguda, entre outras. Os sinais clínicos mais presentes são o cansaço, fadiga, tontura e nos exames laboratoriais diminuição nos valores dos índices hemantimétricos ( redução do número de eritrócitos ). Neste post será abordado a anemia perniciosa. Esta ocorre devido à deficiência de vitamina B12. É uma forma específica de anemia megaloblástica causada por gastrite autoimune e uma insuficiência consequente à produção de fator intrínseco, que provoca a deficiência de vitamina B12. 
Metabolismo da vitamina B12 : É um composto organometálico complexo conhecido como cobalamina. Em circunstâncias normais, o humanos são totalmente dependentes desta . os microrganismos constituem a origem final da cobalamina na cadeia alimentar . Plantas e vegetais contêm pouca cobalamina , com exceção daquela adquirida por contaminação microbiana , e dietas estritamente vegetarianas ou macrobióticas não fornecem quantidades adequadas deste nutriente essencial, sendo necessário absorvê-la por meio de cápsulas. A exigência diária varia de 2 a 3 Mg. A absorção de vitamina B12 requer o fator intrínseco , que é secretado pelas células parietais da mucosa fúndica. A vitamina B12 é liberada das proteínas de ligação de alimentos pela ação da pepsina no estômago e liga-se às proteínas salivares chamadas cobalofinas ou proteínas de ligação R. No duodeno, a vitamina B12 ligada é liberada pela ação das proteases pancreáticas. Ela se associa , então, ao fator intrínseco. 
A anemia perniciosa tem início insidioso, de modo que a anemia frequentemente é bastante grave no momento em que a pessoa afetada procura atendimento médico. O diagnóstico é baseado em (1)  anemia megaloblástica moderada a grave, ( 2)  leucopenia com granulócitos hipersegmentados, ( 3)  baixa B12 sérica e ( 4) níveis aumentados de homocisteína e ácido metilmalônico no soro. Aumento dos reticulócitos e melhora nos níveis de hematócrito.

Fonte :Bases patológicas das doenças.Kumar. Vol 2 . pág.663-667. Editora Saunders. Maravilha livros. Tradução da 8ª edição.