quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Poiquilocitoses : É normal ser diferente ?

O que é poiquilocitose ?

Olá meus hematiachudos ! Como vão ?
Poiquilocitose é uma palavra muito empregada em hematologia e se refere às diferentes alterações na forma dos eritrócitos. São achados comuns dependendo do tipo, mas cada um possui suas particularidades ou patologias associadas, por isso é preciso estarmos atentos no exame de microscopia na contagem diferencial e treinarmos nossos olhos .

Alguns exemplos de poiquilocitoses e casos em que ocorrem  : 



·Hemácias             em alvo/
Codócitos
Excesso de membrana, hemoglobina periférica, hemoglobinopatias ( SS, SC ), talassemias, hepatopatias, esplenectomia, anemia ferropriva
·Hemácias falciformes ou drepanócitos 
(foice)
 Comum em casos de anemia falciforme , hemoglobina SS

·Acantócitos
(crenada)
 Hepatoesplenomegalia

·Dacriócitos
(lágrima)
Mielofibrose                            ( hematopoese extramedular ) , talassemias, anemias hemolíticas , baço ou medula óssea deficientes .

· Estomatócitos
(boca)
In vitro :Artefatos;
In vivo : Hepatopatias, sangue de recém nascido.

· Esquizócitos
Hemácias fragmentadas , traumas mecânicos , uso de próteses e válvulas, queimaduras, medicamentos, anemia hemolítica.

· Eliptócitos/               ovalócitos             (oval)
Defeitos genéticos que afetam as proteínas do citoesqueleto, eliptocitose hereditária, talassemias, anemia ferropriva.




· Equinócitos
Epículas bem distribuídas.
In vitro : Artefatos;
In vivo : Uremia, tratamento com heparina IV, hipotireoidismo e após transfusões.






















Referência :

Interpretação laboratorial do hemograma . Disponível em : <http://www.ciencianews.com.br/arquivos/ACET/IMAGENS/Artigos_cientificos/Interphemo.pdf>. Acesso em : 30/11/2016.

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Dia mundial da diabetes

Hematiachudos, como vão ?

A diabetes é uma doença grave que atinge a maioria da população brasileira . Apresenta dois tipos : tipo 1 e tipo 2 , mas que se diferem em relação aos tratamentos. Vejamos no mapa conceitual alguns ponto-chave a respeito deste assunto.

sábado, 12 de novembro de 2016

Marcadores Hepáticos

Olá fãs de H.P ! 


Vamos conversar hoje à respeito de alguns marcadores hepáticos. O fígado é um órgão extremamente importante é que possui diversas funções. Responsável por síntese de diversas proteínas, 
bioconversão e armazenamento entre outras. Caso haja seu mal funcionamento , há diversos marcadores hepáticos que podem ajudar a diagnósticar o problema . Confira alguns no mapa conceitual : 


Marcadores cardíacos

Quando o coração acusa : 

Olá fãs de hemácias ! Como vão ?
O assunto abordado hoje será alguns marcadores cardíacos que são fundamentais no diagnóstico das doenças cardíacas. Observe o mapa conceitual que elaborei tentando resumir ao máximo os principais ( apesar de alguns estarem em desuso )  : 


terça-feira, 1 de novembro de 2016

Hepatites

As hepatites e suas especificações


As hepatites são caracterizadas por inflamação no fígado devido a vários fatores como ingestão excessiva de álcool,  medicamentos, vírus , parasitas como a Enthamoeba histolytica. Os tipos de hepatites são : A, B , C, D, E. Os vírus da hepatite A caracteriza-se por transmissão fecal-oral por água e alimentos contaminados, causa morte em adultos enquanto que na infância pode ser leve e assintomática , sendo seus marcadores sorológicos : IgM-anti HAV na fase aguda e IgG-anti-HAV na memória. A hepatite B é transmitida por via parenteral, vertical e sexual e a pessoa pode ser portadora , mas   não manifestar sinais clínicos da doença, marcadores : HBS Ag,  Anti-Hbs , HBc-Ag, Anti-HBC IgM, Anti-HBC IgG, HBe Ag , Anti-HBe, HDV-DNA. A hepatite C também apresenta as mesmas formas de transmissão que a B e possui os seguintes marcadores : HCV-RNA e Anti HCV . A hepatite D é transmitida por via sexual, detecção pela resposta pelo HDV . A hepatite E é transmitida pelo HEV , um vírus de DNA e sua detecção se dá pelos testes NAT : HCV e HIV que são testes sorológicos oferecidos nos hemocentros para detectar agentes patogênicos transmissíveis por transfusão sanguínea em períodos menores. Visa reduzir o tempo de " janela imunológica " entre infecção e detecção dos anticorpos específicos produzidos pelo sistema imunológico. O NAT procura um componente do vírus, um ácido nucleico por isso é mais rápido. 

domingo, 30 de outubro de 2016

Tipagem sanguínea

Sangue : Qual o seu tipo ? 


Olá hematiachudos ! Vocês sabem qual é o seu tipo sanguíneo ?
Se é A, B , O , AB e se é positivo ou negativo ? Saiba que a maioria das pessoas desconhece essa informação então vou explicar como é o procedimento do exame de tipagem sanguínea direta.


Créditos : Polyana Fernandes

Este exame pode ser realizado em laboratório para o procedimento de  transfusão sanguínea,  por exemplo , mas existem vários tipos de sangue ( pertencentes aos sistemas MNS, Kell , Duffy, Kidd,  entre outros) presentes na população.  O exame de tipagem determina o sistema ABO e o fator Rh ( + ou - ) de forma rápida e direta (podem ocorrer resultados falsos positivos se não for realizado da forma correta). O que difere o sangue de ser fator Rh positivo ou negativo é a presença de uma proteína (isso não determina que você é melhor do que os outros kkk ) . São três tubos contendo antígenos contra-A, contra-B e o fator D. Para realiza-lo coloque numa lâmina três gotas de sangue onde serão acrescentadas uma gota dos respectivos antígenos. Homogenizar com o auxílio de uma ponteira e aguardar a reação para leitura. Se somente aglutinar, ou seja, formar grumos no sangue com o reagente contra- A o sangue é do tipo A, se ocorrer aglutinação no contra-B o sangue é do tipo B, se os dois aglutinarem o sangue é do tipo AB, se não ocorrer aglutinação o sangue é O, e no fator Rh se aglutinar é positivo o resultado. Fique atento à tabela para saber se há compatibilidade sanguínea. Um beijo e até a próxima postagem . 

Guia para doação de sangue

Grupo:
Pode doar para:
Pode receber de:
A+
A+, AB+
A+, A-, O+, O-
O+
A+, O+, B+, AB+
O+, O-
B+
B+, AB+
B+, B-, O+, O-
AB+
AB+
TODOS
A-
A+, A-, AB+, AB-
A-, O-
O-
TODOS
O-
B-
B+, B-, AB+, AB-
B-, O-
AB-
AB+, AB-
A-, O-, B-, AB-

domingo, 23 de outubro de 2016

Sífilis no Brasil e suas consequências

 Sífilis : conhecer para prevenir 


A Sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria denominada Treponema pallidum que também pode ser transmitida de mãe para filho , através de transfusões sanguíneas contendo sangue contaminado ou mesmo acidentes laboratoriais. Segundo dados do Ministério da Saúde o Brasil vive uma epidemia devido aos altos números de casos envolvendo gestantes. O problema não é particularmente devido à falta de campanha  , já que várias medidas devem ser tomadas para evitar essa DST incluindo prevenção e diagnóstico , triagem das gestantes com o pré-natal nos 3 primeiros meses de gravidez e tratamento adequado dos parceiros sexuais . Nas gestantes o problema pode ser mais agravante devido ao feto poder nascer com microcefalia  que também tem relação com os efeitos do zica vírus também em epidemia.  Como houve problemas em relação à produção da penicilina,  o antibiótico usado para tratamento, que se tornou muito barato e a Indústria Farmacêutica perdeu o interesse nele.  Novas campanhas estão se iniciando , mas essa DST só se tornou epidemia devido à falta de preocupação é à falta de controle da população de modo particular aos usuário de drogas . 

REFERÊNCIAS  :

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2016/10/20/ministro-da-saude-admite-que-brasil-vive-uma-epidemia-de-sifilis.htm

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2016/10/07/entidades-lancam-alerta-para-barrar-avanco-de-sifilis-no-pais.htm



http://m.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/08/1801066-incidencia-de-sifilis-e-hiv-e-ate-13-vezes-maior-em-usuarios-de-crack.shtml






domingo, 9 de outubro de 2016

Dislipidemias

Olá hematiachudos ! Tudo bem ?

Vamos falar hoje sobre dislipidemias. Mas afinal, o que são dislipidemias ? São defeitos no metabolismo das lipoproteínas  que levam a esse tipo de desordens . Sua divisão foi feita baseada no comportamento eletroforético das lipoproteínas. A via de transporte de combustível do metabolismo lipídico é afetada pelas condições metabólicas comuns. O fluxo aumentado através da via de transporte de combustível ocorre mais comumente devido à síntese aumentada de VLDL. Isto ocorre em casos de obesidade e diabetes. A via de transporte de combustível também pode se tornar sobrecarregada se a hidrólise dos quilomícrons ou da VLDL for insuficiente. Também podem ocorrer alterações devido a fatores genéticos predisponentes que levam à hipercolesterolemia familiar. A falta de alimentação adequada , com dieta rica em gorduras saturadas também contribui para as dislipidemias, aumentando as concentrações de LDL , o colesterol ruim. Por isso, vale a pena ressaltar que levar uma vida saudável com alimentação e prática de atividade física diária,  sempre com acompanhamento de profissionais adequados é fundamental . Boa semana livre de quilomícrons !
Soro lipêmico dentro do tubo de tampa amarela contendo gel separador .Esse tubo contém anticoagulante que favorece a separação, ficando evidente a cor leitosa do soro que indica aumento dos quilomícrons no sangue ( frações lipídicas ) . Créditos da imagem : Polyana Fernandes


BIBLIOGRAFIA :

BAYNES, John W; DOMINICZAK, Marek H. Bioquímica Médica. Rio de Janeiro, RJ. Elsevier, Trad. 3 Ed.  2010.

domingo, 10 de julho de 2016

Dica de estudo #Enade2016

Se preparando para o ENADE 2016 

#Enade2016
#Vamoquevamo

Olá! Como vão Hematiachudos ? Quem vai fazer ENADE ?
O ENADE é o exame nacional de desempenho estudantil e é porta de entrada para o mercado de trabalho, já que neste ano como novidade as notas tiradas sairão anexadas ao currículo dos estudantes, avaliando não só o ensino de modo geral e o curso , mas também a instituição de ensino ao qual se faz parte. 
Já ouviram falar em fichas pautadas ?!
Não? Então vou lhes apresentar uma metodologia de estudos, que é só para os fortes... Entendedores entenderão : 

Fichas-resumo Enade 2016
Créditos da imagem : Polyana Fernandes 

Essas fichas pautadas vocês encontram em papelarias, paguei  cerca de R$ 3,50 e vieram 100 fichas , com pauta na frente e no verso. É um papel mais grosso, mas se você  quiser, pode fazer próprias fichas-resumo utilizando a medida de 12 por 21 cm. Basta focar em palavras chave e utilizar marca texto, canetas de cores diferentes , lápis  de cor, canetinhas , o que vale é  criar um esquema para facilitar a memorização e fixar o aprendizado. Há  quem goste de desenhar nas fichas, caprichar  nos enfeites, mas fica a seu critério. Garanto que ajudarão  bastante elaborar esses resumos após ler um texto em algum livro e depois fazer  alguns exercícios em sites de concursos específicos ao conteúdo estudado. Monte um cronograma de estudos e garanto que o sucesso será  grande, pois cada esforço, mesmo que seja mínimo valerá a pena . Dedique-se ao menos uma hora diária , pois só assim se poderá criar um hábito e depois torna-se difícil deixa-lo em prática . Muito importante : Pegue edições anteriores das provas e refaça cronometrando o tempo e não se esqueça de beber muita água, para ajudar na concentração e hidratação . Se não conseguir, vá adaptando ao que lhe parecer mais adequado , pode ser ler em voz alta , auto-explicação ou sortear perguntas para ir respondendo , elaborando provas. Utilize também o método pomodoro com pequenas pausas de 10 minutos a cada 30 minutos de estudo utilizando a pausa para algum tipo de recompensa ( pode ser apreciar um chocolate, ouvir música, meditar ).  Para refletir : "Se os pequenos esforços não valessem a pena, as abelhas jamais fabricariam o mel e o mundo seria dominado por preguiçosos" .  
Beijos, boa semana e bons estudos. Vocês são capazes !


domingo, 26 de junho de 2016

Bactérias e fungos : Alguém os viu ? Como é o mundo microscópico ?

Bactérias e fungos : alguém os viu ?

 Como é o mundo microscópico ?


Olá hematiachudos ! Já se atentaram aos pequenos detalhes da vida que fazem a maior diferença ? Um pôr do sol, um sorvete, um sorriso, um abraço são momentos maravilhosos e que muitas vezes passam por despercebidos em nossa vida e a microbiologia não é muito diferente desta comparação. 
O mundo microscópico pode ser completamente maravilhoso  pois coisas minúsculas que parecem insignificantes podem ter um papel extremamente importante .  As bactérias estão presentes na indústria de diversas formas , como na produção de laticínios, vinhos, cerveja,  para dar textura e sabor aos alimentos , cheiro e características sensoriais e valor nutricional. Essa função é desempenhada por elas desde os tempos mais remotos da humanidade nas antigas civilizações da África, Ásia e Europa. Porém , apesar dessas bactérias benéficas denominadas lactobacilos existem algumas que podem nos fazer mal. Há muita diferença entre bactérias e fungos ( não irei aprofundar neste post ) , mas sabemos que os fungos são seres eucariontes , possuem parede celular rica em quitina, armazenam glicogênio e já as bactérias são procariontes , se reproduzem de forma assexuada e por mitose. Alguns fungos podem ser maléficos e causar doenças sistêmicas, como as micoses por isso é preciso prestar atenção ás manifestações clínicas. Um exame de cultura do material biológico   ( como cabelos e unhas ) pode indicar qual o tipo de fungo e o tratamento adequado . Há quem pense que são apenas vilões, mas graças a eles o antibiótico Penicilina foi descoberto e pode salvar muitas vidas. 

Esta foto é  do  fungo  Aspergillus sp. ( observe o formato de coração que lindo ).                               Há também um ácaro em evidência. Créditos da imagem  : Polyana Fernandes
Para quem gosta de microbiologia  é  preciso ter paciência e ser bem detalhista. Para amar o mundo microscópico é preciso amar esses detalhes , focar bem no que está em evidência e saber distinguir. Biomedicina, uma profissão para quem ama os pequenos detalhes e a vida . 
Boa semana e até o próximo post !

BIOGRAFIA :

HUERTAS, Ricardo Adolfo Parra. Review : Bacterias acido laticas : papel funcional en los alimentos . Bactérias ácido láticas : papel funcional nos alimentos. Faculdade de Ciências Agropecuárias. Vol. 8 . N. 1 . Junho de 2010.

sábado, 18 de junho de 2016

Contar hemácias é diferente de contar carneirinhos

Contar carneirinhos que nada ! Vamos contar hemácias...

A contagem de hemácias é fundamental na realização do hemograma servindo de base de cálculo para o eritrograma - série vermelha deste exame . Em alguns locais onde não existe tecnologia disponível a técnica realizada é a manual , mas não podemos esquecer que como estudantes de biomedicina precisamos aprender essa técnica  ( caso algum equipamento estrague algum dia hehehe ) então nada de sono , pois neste momento você estará exercendo seu profissionalismo, faça cada exame com amor e cuidado, pois o que o paciente tem de mais precioso está em suas mãos. 


Eu também tenho dificuldades para contar hemácias eis algumas dicas:

  1. Siga corretamente a sequência da câmara de Newbauer - de preferência use a espelhada ( consiste em uma lâmina retangular de vidro espesso contendo dois retículos na porção central, separados longitudinalmente por um sulco profundo sobre a lâmina . Transversalmente , quatro sulcos limitam três plataformas);
  2. Procure contar de cinco em cinco para não perder o foco;
  3. Verifique se o microscópio está focado corretamente.
  4. Não vale dormir, esteja atento e não se distraia;
  5. Antes de começar a contar verifique se a diluição do sangue está correta, se as pipetas estão calibradas ou se não há sujeira nas lamínulas;
  6. O sangue é diluído na proporção de 1:200 , com o líquido diluidor isotônico , contendo fixador para conservação da forma celular. A densidade apropriada impede a sedimentação rápida das hemácias ( líquido de Turk );
  7. Cálculos por microlitros de sangue : Hc x 5 x 10 x 200 
  8. Foco e confiança.
Boa semana e até o próximo post hematiachudos


Créditos da imagem : Pinterest 

BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, Willian de Freitas. Técnicas médicas de hematologia e imuno-hematologia. Coopmed editora médica. 8ª ed. Belo Horizonte. 2008.

sábado, 14 de maio de 2016

Exame parasitológico de fezes

Exame parasitológico de fezes


As fezes são o produto final da excreção do bolo alimentar, formadas após a passagem do mesmo pelos intestinos delgado e grosso. Durante 3 a 6 h , o alimento é processado ao longo dos seis metros do intestino delgado, até o ceco , e durante mais 24 h percorre todo o intestino grosso. A digestão inicia-se na boca, através da trituração e mistura dos alimentos juntamente com a secreção salivar, e , após a deglutição , continua no estômago.
 A utilidade deste exame é estudar as funções digestivas, dosagem da gordura fecal, pesquisa de sangue oculto, pesquisa de ovos e parasitas, coprocultura ( cultura das fezes) .
A coleta deve ser realizada em recipiente limpo e estéril. Não se deve colher as fezes do vaso sanitário, para não contaminar a amostra.
São utilizados muitos métodos , tais como ;sedimentação espontânea como o Hoffman, Pons e Janer conhecido como Lutz ; sedimentação por centrifugação  : Blagg ou MIFC, Faust; flhamutuação espontânea : método de Willis; centrifugo-flutuação : Faust; Rugai, Kato ; Fita gomada (adesiva) : Graham. É aconselhavél sempre ter um atlas para estudar e nunca confundir com as fibras kkkk , pois são tantas coisas que microscopicamente falando podem comprometer os resultados do exame.

Créditos da imagem : Polyana Fernandes

Alguns parasitas encontrados no atlas da UFSC , que possui excelente material para estudo : 

Créditos : patologia clínica UFSC



BIBLIOGRAFIA

NEVES, Paulo Augusto. Manual Roca Técnicas de laboratório. Fezes. Ed Roca. São Paulo- Roca. 2010.

Lendo artigos

Oi !!!Como vão hemaciatchudos                                                      ( fãs de hemácias ) ???


Hoje irei dar algumas dicas de como ler artigos científicos extraindo deles o mais importante. Primeiramente faça uma análise do título. 


 Dividi em tópicos :

  • Faça perguntas conforme avança na leitura : 
  • Quem causa ? ( vírus, bactéria protozoário )
  • O que causa ? ( sintomas )
  • Como diagnosticar ? ( exames , testes )



Procure ler o resumo ( pode ser encontrado no início ou no final do artigo) antes mesmo de ler o artigo , nele você encontrará introdução, metodologia/ objetivos, resultados e conclusão , também se atente ao ano de publicação e a revista no qual foi publicado ( não pode ser maior do que 5 anos, caso contrário estará desatualizado) . Na introdução você encontrará o assunto que será abordado , observe os objetivos gerais e em seguida os específicos subdividindo a introdução. E no último parágrafo da introdução o objetivo. Em materiais e métodos/ metodologia será explicado o passo a passo do trabalho, se é de campo ou de revisão bibliográfica. Na justificativa você encontrará o motivo pelo qual seu trabalho é importante. Em resultados será abordada a discussão e na discussão a conclusão e outras informações relevantes. Verifique palavras chave contidas no artigo e circule as palavras que você desconhece o vocabulário. Não tenha preguiça de pesquisar num dicionário o real significado das palavras. Tenha em mente que o importante é aprender e entender o artigo, por isso leia e releia quantas vezes forem necessárias.
O resto é só sucesso. Beijos.

domingo, 10 de abril de 2016

Cardiopatias e sedentarismo

Como o sedentarismo pode causar males ao nosso coração ?


O sedentarismo em pessoas portadoras de hipertensão , diabetes, doença coronariana ou dislipidemia está associado ao aumento do risco de morte por todas as causas. A prática de atividade física reduz a mortalidade por doença coronariana, doenças cardiovasculares e a morte por todas as causas, mesmo na presença de outros fatores de risco. Evidências mostram que :

  • A prática de atividade física não  vigorosa também reduz o risco de mortalidade por doença coronariana, mesmo quando esta atividade é de baixa intensidade;
  • A maior proporção de gasto energético na população se deve às atividades rotineiras;
  • Há grande resistência da maioria sedentária em aderir a programas de exercícios físicos. Daí a importância da orientação de se incrementar o dispêndio energético na rotina das atividades diárias , como substituir o elevador pela escada, ou caminhar no lugar de transporte motorizado.
Com a progressão nos níveis de atividade física praticada há melhora gradual dos índices de mortalidade por doença coronariana , mesmo na faixa etária acima dos 60 anos. 

A recomendação de saúde pública para a prática de atividade física de pelo menos 30 min de exercícios físicos diários de moderada intensidade , gerando aproximadamente 1000 kcal/ semana , é a mais adequada para obter a melhoria dos indicadores de mortalidade, considerando-se a alta prevalência populacional de sedentarismo e a dificuldade de mudança radical de hábito.
Com a mudança de simples hábitos , você consegue prevenir males. Pratique atividade física regularmente, mas não se esqueça de consultar antes um profissional médico para avaliar sua saúde. 

BIBLIOGRAFIA

NEGRÃO, Carlos Eduardo; BARRETTO, Antônio Carlos Pereira. (colaboradores ). Cardiologia do Exercício. Barueri, São Paulo. Manole, 3ª Ed. Revisada e ampliada , 2010.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Hematologia : Verificando a presença de hemácias falciformes

          No exame de falcilização é verificada a presença ou não de hemácias típicas de anemia falciforme ( drepanócitos) .
                   Para realizar o exame são necessárias : uma lâmina limpa, pipeta (20 microlitros )  e ponteira, duas lamínulas, esmalte ( isso mesmo, pois ele é utilizado para vedar a entrada de ar, pois queremos observar no microscópio a presença ou não dessas hemácias em forma de foice que se falcilizam na ausência de oxigênio) e de (40 microlitros) metabissulfato de sódio. 
Misturar com o auxílio da lamínula, e vedar com lamínula e esmalte. 
Deixar em repouso  durante 30 minutos e observar no microscópio na objetiva de 40x.

                         Observem na foto hemácias típicas de uma pessoa normal. Praticamente fiquei pirada de tanto ver hemácias ( não encontrei drepanócitos felizmente)  : 



Créditos das imagens : Polyana Fernandes

Valores de referência:
Positivo: Presença de hemácias falciformes
Negativo: Ausência de hemácias falciformes

Bibliografia:
CARVALHO, Willian de  Freitas .Técnicas médicas de hematologia e imuno-hematologia. 8ª ed. Coopmed editora médica. 2008.

domingo, 20 de março de 2016

Hematologia : Hemácias e contagem diferencial...

Hemato é muito difícil...
Não ! Você deve estar me questionando, é fácil para quem gosta, para quem estuda...
Garanto que não e vou lhe dar algumas dicas para ficar fera nos estudos...
Como estudante de biomedicina, é fundamental saber hematologia. Eu confesso que para mim foi a matéria com a qual tive maior dificuldade no decorrer do meu curso, e como foi o que mais gastou ATP do meu cérebro, foi a que mais me dediquei  .E  #Ficaadica , quanto menos você gosta da matéria, mais tempo gaste com ela, pois você jamais irá aprender se estiver na sua cabeça que não gosta . Procure criar afinidade, crie macetes, tais como músicas que ajudam na memorização, faça esquemas-resumo, nuvens autoexplicativas , leia, releia,e se não entender leia novamente. Procure desenhar cada célula para poder ajudar a gravar e realizar a contagem diferencial. eu indico o atlas de hematologia da UFG , disponível no link : 
Mas não se esqueça de deixar um tempinho para descontração : respire, dance, ouça uma música relaxante , saia para um passeio a fim de refrescar a cabeça, alongue-se, beba água ou chá . Manter o foco é fundamental, mas cuidar da sua saúde também faz parte.


Créditos da imagem : Polyana Fernandes. Observação de esfregaço na objetiva de 100x

Créditos : Google imagens