sábado, 7 de janeiro de 2017

Artigo : Diminuição dos custos no diagnóstico do HIV-1

Olá fãs de hemácias !

Feliz 2017 ! Que neste ano possamos realizar todos nossos sonhos e objetivos!


Este é o primeiro post do ano e gostaria de dividir com vocês um artigo que li utilizando a plataforma Scielo ( depois posto aqui um tutorial de como acessar à essa e outras plataformas virtuais para fazer pesquisas ). A revista on-line Biomedica     ( Revista del Instituto Nacional de Salud ) é uma publicação trimestral, eminentemente científica com objetivo primordial de divulgar trabalhos originais que contribuam para o conhecimento em saúde e biomedicina.  
Neste artigo : "Otimizando recursos para cumprir com as metas 90-90-90: Estratégia para diminuir custos para determinar a carga viral de HIV-1 em um país de recursos limitados"  Girón-Callejas et al da cidade de Guatemala aborda que existem métodos de combate ao HIV em que 90% das pessoas possuem carga viral indetectável . A determinação da carga viral visa diminuir custos com tratamentos. Várias estratégias foram avaliadas para diminuir a proporção de pacientes com deficiência imunológica .  As estratégias avaliadas foram duas : a primeira organiza os lotes de amostras segundo o esquema de tratamento antirretroviral e o segundo excluí amostras de pacientes com história de deficiência imunológica, com menos de 12 meses de recebimento do tratamento a pacientes ingênuos. Os resultados dos lotes foram comparados com os resultados individuais.  
Concluiu-se que realizar tais procedimentos maximiza a porcentagem de acerto em amostras de laboratório.
Utilizou-se o plasma ( em tubos contendo anticoagulante EDTA que foi centrifugado ) como material biológico para estudo dos resultados por meio da reação em cadeia rt-PCR seguindo a metodologia de COBASTM Ampliprep/Taqman HIV-1, v.2.0 (Roche, Alameda, California). A carga viral é como um padrão de atenção à saúde  que recebem os portadores de HIV. Em 2020 há novas medidas propostas pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/ SIDA. A medida da carga viral visa diminuir os custos relacionados ao controle de efetividade da terapia antirretroviral.
Tal forma de diagnóstico é econômica e precisa, podendo favorecer países subdesenvolvidos. 


Referências :

Plataforma Scielo . Disponível em : http://www.scielo.com.br. Acesso em 07/01/2017.

Revista Biomedica. Disponível em : http://www.revistabiomedica.org/index.php/biomedica . Acesso em 07/01/2017.


http://www.revistabiomedica.org/index.php/biomedica/issue/archive . Acesso em 07/01/2017.


Revista Biomedica .Vol. 37, Núm. 4 ( 2017 ). Disponível em : http://www.revistabiomedica.org/index.php/biomedica/issue/view/154 . Acesso em 01/01/2017.



Optimizando recursos para cumplir con las metas 90-90-90: Estrategia para disminuir costos para determinar la carga viral de VIH-1 en un país de recursos limitados. Otimizando recursos para cumprir com as metas 90-90-90: Estratégia para diminuir custos para determinar a carga viral de HIV-1 em um país de recursos limitados.Disponível em : 
http://www.revistabiomedica.org/index.php/biomedica/article/view/3318 . Acesso em 07/01/2017.

DOI: http://dx.doi.org/10.7705/biomedica.v37i4.3318 . Acesso em 07/01/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário