sábado, 14 de janeiro de 2017

Surtos de febre amarela no Brasil

Olá fãs de hemácias !

 Como se tem falado muito na mídia , estão surgindo novos casos de febre amarela em nosso país. Vamos conhecer um pouco desta doença para que possamos evitá-la .

A febre amarela é uma doença causada por vírus transmitido através da picada de insetos como o Aedes aegypti e do gênero Haemagogus . Geralmente não há sintomas , casos moderados apresentam febre, dor de cabeça, calafrios, dores musculares, náuseas e vômitos por até três dias. Em casos mais raros pode haver complicações como problemas cardíacos, renais e hepáticos , icterícia nos olhos , hemorragia e cançasso . Não há tratamento para a doença, mas requer cuidados como hidratação e repouso . Ela é rara ,mas o que vem preocupando é a quantidade de novos casos no país sugerindo um surto epidemiológico.

Como medidas de profilaxia estão incluídas a vacinação       ( fazendo-se uma alusão histórica podemos entender que em 1904 o que conhecemos como Revolta da vacina , contra a Varíola ocorreu devido ao medo de contrair a doença pela vacinação ) . A população tinha medo das vacinas, pois eram desconhecidas suas reações e até hoje existe certo receio , mas sabemos que é fundamental a conscientização  para evitar novos casos . Além das vacinas , podem ser adotadas medidas de saneamento básico e que também podem ser aplicadas quando se trata de combater o vetor que é o mosquito, como por exemplo, não deixar água parada , usar repelentes, telas nas janelas. A vacina da febre amarela é indicada a cada dez anos e também quando se viaja para locais endêmicos. 

Conforme dados do Ministério da Saúde 110.081.513 doses de vacinas contra a Febre Amarela foram aplicadas no Brasil , no período de 2000 a 2012.   A vacina é produzida no Brasil com o vírus vivo atenuado, geralmente apresenta poucos efeitos colaterais e é o método mais eficaz. A aplicação da vacina tem como objetivo estimular a produção de anticorpos protetores. 



REFERÊNCIAS :



Nenhum comentário:

Postar um comentário