quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Anemia ferropriva em crianças

Olá seguidores do H.P !


Eu estava meio sumida , mas prometo que vou dar mais prioridade ao blog voltando  com muitas novidades.  E se você está gostando das postagens, por favor não deixe de  escrever nos comentários.
Anemia ferropriva ocorre em uma incidência maior em crianças devido à maior demanda do organismo . Trata-se de um assunto pouco preocupante no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define anemia como o estado onde a concentração de hemoglobina está anormalmente baixa como consequência da deficiência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer  que seja a origem da carência. A hemoglobina ( Hb) é a substância contida nos eritrócitos que transporta o oxigênio. A hipocromia é o aumento da palidez da área central do eritrócito que surge devido à deficiência de ferro podendo ser detectada no hemograma através da avaliação dos índices hematimétricos (VCM, HCM, CHCM )ou mesmo por meio da observação do esfregaço sanguíneo no microscópio e da avaliação do nível de Hb que é indispensável. Para as crianças é imprescritível se alimentar bem durante os seus primeiros anos de formação, pois estão em constante processo de crescimento e isso demanda de muitos nutrientes contidos em frutas, verduras , legumes e carne. Quando não acompanhadas da forma devida , podem recorrer  através da reposição oral de sulfato de ferro.  Tal medida evita mortes recorrentes por um problema de fácil tratamento e prevenção , já que o ferro está envolvido em uma série de processos metabólicos. Também existe o Programa Nacional de Suplementação de Ferro por meio do SUS. 


Referências : 




CASTRO, Teresa Gontijo de., et al . Anemia e deficiência de ferro em pré-escolares da Amazônia Ocidental brasileira: prevalência e fatores associados. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. Brasil. 2011. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário